A histórica partida de futebol em pleno Renascimento


É desde os tempos medievais que em Florença praticam esse esporte.
Não se sabe exatamente a data e origem do esporte que se parece muito com o rugby ou futebol americano.



O que podemos dizer com certeza é que no dia 17 de fevereiro do ano de 1530, a praça de Santa Cruz (Piazza Santa Croce), foi palco do mais importante desaforo feito pela república  florentina ao imperador Carlo V e aos Medici, pois a população se reuniu para jogar a sua já então tradicional partida dando a impressão de não considerar digno de atenção o exercito do império que apoiava o assédio dos Medici, que durante um ano cercaram Florença com o objetivo de retomar o poder.
Bom no final da história já sabemos que o Medici venceram e voltaram ao poder dando força a uma dinastia, mas tiveram um ano de muito trabalho, pois a cidade resistia.



Ninguém sabe quem ganhou o jogo neste dia, mas todos os anos no mês de fevereiro, em memória ao orgulho Florentino vem celebrada a partida histórica na praça de Santa Croce, após uma missa de abertura os times vestidos em estilo medieval se reúnem em uma disputa bastante violenta. Onde os jogadores literalmente viajam no tempo, levando a sério a memória histórica e as rivalidades medievais.


E todos os anos no mês de junho vem organizado um torneio com três encontros onde os quatro times representando os bairros históricos da cidade, se reúnem nas disputas em nome da tradição.
Em 2018 as datas do torneio estão previstas nos dias 9, 10, com a final jogada no dia 24 de junho dia de São João, padroeiro da cidade.

Os ingressos concorridíssimos custam entre 20,00 € e 80,00 €.

Comentários