Caminhando por Florença de San Lorenzo ao Palazzo Pitti

Um tour de três horas, com um mergulho  no Renascimento e na Idade média, começando pelo bairro onde se iniciou também a história da família Medici.


Já no inicio do tour visitamos o elegante claustro de San Lorenzo um oásis de paz no coração da cidade, desenhado por Brunelleschi.

A seguir partimos em direção ao Palácio Medici o primeiro Palácio Renascentista da história e então prosseguimos para a praça do Duomo, onde contemplamos a imponente catedral, a torre campanaria de Giotto e o batistério de San Giovanni com a porta do paraíso uma verdadeira obra prima de Lorenzo Ghiberti e a sublime cúpula de Filippo Brunelleschi.


Daqui prosseguimos ao Mercato della Paglia, onde encontramos a famosa Fontana del Porcellino que por tradição todo turista que ama Florença tem que passar e entrar na brincadeira.

Logo depois prosseguimos em direção à Piazza della Signoria, um verdadeiro museu a céu aberto, uma maravilha com a Loggia dei Lanzi e suas estátuas, o imponente Palazzo Vecchio e da onde tem inicio o espetacular corredor Vasariano, construído em 1565 em apenas seis meses, a pedido de Cosimo I dos Medici, com o propósito de ter um local seguro de passagem para a Família e liga o Palazzo vecchio ao Palazzo Pitti do outro lado do rio Arno, passando por dentro do Uffizzi, hoje o museu mais importante da cidade, onde encontramos a celebre primavera de Alessandro Botticelli e a sua Vênus e entre outras obras primas o único quadro pintado por Michelangelo o "Tondo Doni".



Continuando o nosso walking tour pela cidade agora vamos em direção ao elegante e tradicional Ponte Vecchio com sua renomadas joalherias, que um dia davam lugar ao mercado de peixes e carnes, após a construção do corredor que servia de passagem para os membros da família Medici, as atividades de mercado foram removidas devido ao mal cheiro.


Ponte Vecchio com sua lojas na parte inferior
e o corredor na parte superior
Inicio do Corredor Vasariano


Vista do corredor que escorre as margens do rio Arno



 Depois que se atravessa o Ponte Vecchio, chegaremos ao magnifico Palazzo Pitti, ultima residência dos Medici até meados dos anos de 700' até o fim da dinastia, hoje o segundo museu mais importante da cidade onde encontramos obras importantes como por exemplo de Raffaello Sanzio.


 Daqui o nosso tour pela cidade, volta em direção ao Ponte Vecchio e atravessamos novamente até chegarmos no distrito de Dante Alighieri, onde o poeta conheceu o seu amor impossível a Beatrice que já era prometida a um jovem de família mais importante, aqui vemos o externo do palácio que supostamente era a sua casa de família e onde hoje temos um museu muito interessante em sua homenagem e onde se encontra o museu do Bargello, um dos mais importantes da Itália, onde encontramos importantes esculturas de Michelangelo, Donatello, Benvenuto Cellini, Gian Bologna e por aí vai.

Essa uma propósta de walking tour que pode dar uma boa ideia dos principais pontos da cidade, mas a mágica Florença pode oferecer ainda muitas opções de tours, para maiores informações e orçamento entre em contato no nosso e-mail passeandonaitalia@gmail.com.

Comentários