Florença e seus contos

Na praça de Santíssima Annunzziata encontra-se o Palácio Budini Gattai com a sua janelinha sempre aberta.
Uma janela que conta sobre uma história de amor.
Segundo a lenda ou realidade à vocês a decisão, no final do século XVI, uma jovem e bela esposa havia se mudado para o palácio junto ao seu amado marido, mas infelizmente a felicidade durou apenas poucos meses.
O jovem foi chamado pelos nobres da época para combater uma guerra.
Então na sela de seu cavalo o jovem foi obrigado a partir enquanto a jovem esposa dava a sua última saudação pela janela.




Durante a sua ausência a esposa passava seus dias costurando sentada em um banco em frente à janela, na esperança de ver o retorno do marido, mas os anos passaram e nada do marido, chegavam apenas más notícias sobre a guerra, mas a esposa inconsolável passou seus anos à espera, até o fim de seus dias.

Após a sua morte, os familiares fecharam a janela e segundo a lenda os livros voaram, os móveis se se mexiam sozinhos e as velas se apagaram.
Desde então eles reabriram a janela e a tranquilidade voltou e até hoje quando passamos na praça encontramos a janelinha sempre aberta.

Existe também uma outra lenda relacionada à essa janela, ou seja que a estátua equestre do Grão Duque Ferdinando I, que está posicionada de maneira que o seu olhar mire diretamente para a janela, as fofocas da época dizem que talvez ali vivesse a sua amante.


Com relação a estátua de Ferdinando I, é interessante contar sobre a base onde temos essa escultura em círculo que representam abelhas com no centro a grande abelha rainha, teria sido feita a pedido do Grão Duque para representar a dimensão de seu ducado, ou seja era tão grande que era impossível contar.
No caso da base a abelha no centro representaria do Grão Duque e todas as abelhas em volta representam o seu ducado, e realmente da maneira que foram feitas ninguém consegue contar essas abelhas.
Segundo a tradição por muitos anos quando as crianças estavam dando muito trabalho em casa as mães mandavam elas contarem as abelhas na base da estátua na praça de Santíssima Annunzziata, pois assim sabiam que por muito tempo estariam tranquilas.
Então fica a dica se der um pulo em Florença você também pode tentar contar, mas eu avisei é impossível.



Comentários

Postar um comentário