Jardim de Boboli

Atrás do Palácio Pitti o segundo museu mais importante da cidade surge o jardim de Boboli, patrimônio da humanidade desde 2013.


Se trata do primeiro jardim renascentista da história, todos os outros foram feitos depois e inspirados à Boboli, inclusive Versalhes.
Tudo nasce da vontade de Eleonora de Toledo, mulher de Cosimo I dos Medici, acostumada a grandes espaços abertos onde vivia no reinado de Nápoles, assim que se casou e se transferiu a Florença deixou claro a sua necessidade, foi quando Cosimo I decidiu comprar o palácio Pitti, o desenvolvimento arquitetônico do jardim porém se deu apenas após a morte de Eleonora, que usufrui do grande terreno atrás do palácio, mas morre em 1562 sem ver a evolução dos trabalhos de transformação do jardim que em grande parte se desenvolveu no século XVI,  o primeiro nome de arquiteto chamado para os trabalhos é o de Niccoló Tribolo, mas depois dele vários nomes importantes passaram nas décadas de trabalho, entre os quais Bartolomeu Ammanati. .


No eixo principal  do jardim foi construído um esplendido anfiteatro onde foi realizada a primeira opera da história, o anfiteatro foi construído onde no inicio se encontrava a pedreira na qual recavavam as pedras conhecidas como (pietraforte) utilizadas para a construção do palácio Pitti e não só, neste espaço a família Medici realizou festas espetaculares para as cerimônias de corte.
Do anfiteatro se há uma excelente prospectiva do pátio de fundo do palácio Pitti, uma das tantas curiosidades é um espetáculo que se deu para o casamento de Ferdinando I e Cristina de Lorena no final do século XVI, praticamente o pátio foi completamente alagado para oferecer aos convidados um espetáculo de batalha naval exatamente como faziam os antigos romanos.


Gruta del Buontalenti uma das principais obras dentro de Boboli, construída por volta de 1590, é ornada com conchas e esponjas que imitam o ambiente natural de uma caverna, a gruta tem três salas em uma delas encontramos a belíssima estatua de Vênus emergindo do banho.

O eixo lateral é como se fosse uma grande avenida ornada com estátuas como por exemplo Zeus Olímpico.

Enfim o valor de € 7,00 para a visita do jardim vale muito a pena, não somente pelo interno, como pela vista da cidade que se há em certos pontos do jardim.

Comentários