Santa Maria Novella e a Trindade de Masaccio


Fundada pela ordem dos Dominicanos, a igreja construída em estilo Gótico teve sua construção iniciada por volta de 1257 pelos próprios Freis e terminada apenas em 1470.
A fachada no seu registro inferior foi construído pelo Frei  Iacopo Talenti da Nipozzano, enquanto que a parte superior foi construída por volta de 1470 pelo arquiteto Leon Battista Alberti .
Além de ser a fachada mais antiga de Florença é também a única fachada que manteve o projeto original de seus Freis.


No seu interno além da obra prima do altar central (Altare Maggiore) todo afrescado por Domenico Ghirlandaio com histórias da Virgem Maria e de São João Batista, o crucifixo pintado pelo vanguardista Giotto, a capela de Filippo Strozzi e dos Strozzi de Mantova, temos o  importante afresco com a Trindade de Masaccio (1426), nada menos que a primeira pintura Renascentista da história, onde finalmente foi aplicada a prospectiva matemática.




O sugestivo claustro verde por onde acessamos a capela dos espanhóis (Il Cappellone degli Spagnoli) afrescada em meados de 1300 com histórias que representam de um lado o triunfo da doutrina católica e do outro lado o triunfo de São Tomás de Aquino.
Do lado direito notamos no afresco uma representação com a cúpula do Duomo de Florença, o interessante é que na época que foi feito o afresco ali tinha apenas um enorme buraco, dado que a mesma foi realizada apenas cem anos depois pelo celebre e já citado neste blog Filippo Bunelleschi , segundo narrado o artista Andrea de Buonaiuto teria sido um dos primeiros a apresentar um projeto para a cúpula.


Enfim entre as tantas propostas da cidade, Santa Maria Novella muitas vezes esquecida pelos turistas que passam por aqui por apenas um ou dois dias, pode ser esse entre outros um motivo para estender a estadia na bela Florença!

Fica a dica.

Comentários